Open top menu
Sugestão para criar uma palavra-passe segura

Sugestão para criar uma palavra-passe segura

As palavras-passe são a primeira linha de defesa contra acesso não autorizado ao seu computador, ficheiros, contas de e-mail, perfil do facebook, etc…
Quanto mais segura for a palavra-passe maior será a protecção para o seu computador, etc… contra hackers e software malicioso. Deve de certificar-se que tem uma palavra-passe segura para todos os serviços, software, etc… que usa.

O que torna uma palavra-passe segura ou não segura?

Uma palavra-passe segura:

  • É composta por, pelo menos, oito caracteres.
  • Não contém o nome de utilizador, o nome real ou o nome da empresa.
  • Não contém uma palavra completa.
  • É significativamente diferente das palavras-passe anteriores.

Contém caracteres de cada um das quatro categorias que se seguem:

Categoria de Caracteres Exemplos
Letra maiúscula A,B,C
Letra minúscula a,b,c
Números 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9
Símbolos existentes no teclado (todos os caracteres do teclado que não se enquadrem na definição de letras ou números) e espaços ` ~ ! @ # $ % ^ & * ( ) _ – + = { } [ ] \ | : ; ” ‘ < > , . ? /

Deixo aqui algumas sugestões para ajudar a memorizar a palavra-passe segura: Uma palavra-passe pode (ou não) cumprir todos critérios descritos acima e mesmo assim ser uma palavra-passe não segura.

Por exemplo, Hello2U! cumpre todos os critérios acima apresentados para uma palavra-passe segura, mas continua a não ser segura, porque contém uma palavra completa.

H3ll0 2 U! é uma alternativa mais segura pois substitui algumas das letras na palavra completa por números e também inclui espaços.

 

Deixo aqui algumas sugestões para ajudar a memorizar a palavra-passe segura:

Crie um acrónimo com uma informação da qual seja fácil lembrar-se. Por exemplo, escolha uma frase que tenha significado importante para si, “O aniversário do meu filho é a 12 de Dezembro de 2004”. Ao utilizar esta expressão como guia, pode utilizar Amfe12/Dez,4 como palavra-passe.

Substitua números, símbolos e erros por letras ou palavras numa expressão da qual seja fácil lembrar-se. Por exemplo, “O aniversário do meu filho é a 12 de Dezembro de 2004” poderia tornar-se Am$ Fil8e 12124 (não faz mal utilizar espaços na palavra-passe).

Relacione a palavra-passe a um passatempo ou desporto favorito. Por exemplo, “Gosto de jogar badminton” poderia tornar-se GstdjgB@dm1nt()n.

Se achar que deve de anotar a palavra-passe de modo a memorizá-la, certifique-se de que não a denomina de palavra-passe e a mantém em local seguro.

Joaquim Venâncio
Written by Joaquim Venâncio

32 anos, 9º ano escolar concluído num curso EFA B3. Actualmente a trabalhar em França para a empresa "Sotratel France - interim Travail Temporaire, S.A." (construção civil).

No comments yet.

No one have left a comment for this post yet!

Leave a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: