Open top menu
Dica Windows – GodMode: Controle tudo através de uma Pasta Dica Windows – GodMode: Controle tudo através de uma Pasta Dica Windows – GodMode: Controle tudo através de uma Pasta Dica Windows – GodMode: Controle tudo através de uma Pasta

Dica Windows – GodMode: Controle tudo através de uma Pasta

O GodMode, é um exemplo de uma brincadeira que se pode fazer com o Windows. Através da criação de uma pasta com um determinado nome, é possível aceder a um painel que concentra todas as possíveis acções do Painel de Controlo do sistema operativo. Experimente!

Direitos reservados – Webnerd.pt

Para entrar no tão apetecido modo todo-poderoso terá apenas de criar uma pasta e renomeá-la com o seguinte texto:

GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}

Direitos reservados – Webnerd.pt

Confirme a alteração e logo de seguida o ícone alterar-se-á para uma espécie de painel de controlo. Abra esse “atalho” e delicie-se com todo o tipo de controlos.

Direitos reservados – Webnerd.pt

Qual é a vantagem?
Para mim, uma melhor visualização de todas acções possíveis do Painel de Controlo, numa só janela, sob a forma de uma lista.

Direitos reservados – Webnerd.pt

Como funciona?
Não se trata de nada de mais, pois o Windows utiliza GUIDs (Globally Unique Identifiers) para qualquer objecto do sistema operativo. Logo, quando é criada uma pasta com uma extensão com um GUID reconhecido pelo Windows, será executada qualquer coisa que corresponda ao objecto registado com esse GUID no registo do sistema operativo.

Nota 1: Pode substituir o texto “GodMode” por qualquer outro título, o que interessa é a sequência alfanumérica que o segue.

Nota 2: Esta dica não é aplicável ao Windows Vista, pelo menos à sua versão 64bit, havendo sério risco de bloquear a máquina.

Joaquim Venâncio
Written by Joaquim Venâncio

[ Fundador do Projecto Webnerd.pt ] - 36 anos, 9º ano escolar concluído num curso EFA B3. Actualmente a trabalhar em França para a empresa "Sotratel - Empresa de Trabalho Temporário, S.A." (construção civil).

No comments yet.

No one have left a comment for this post yet!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.